Mais do que uma tendência, as automações industriais se tornaram uma necessidade para manter a competitividade no mercado
Atualmente, automação industrial é uma área fundamental na estratégia de uma empresa, para se manter produtiva e competitiva no mercado, porém, com o avanço tecnológico cada vez mais rápido, a questão é:
“Como saber se a sua fábrica está atrasada nesse processo? “.
Bom, se você enfrenta um ou mais desses 5 problemas, é hora de investir ou atualizar suas automações.
1- Alta taxa de retrabalhos
Trabalhos manuais, muitas vezes, tem um nível altíssimo de precisão, mas não está sujeito a erros e limitações quanto a velocidade de entrega.
Então, se a equipe passa muito tempo corrigindo falhas, refazendo processos manualmente ou lidando com erros de produção, pode significar um baixo nível de precisão, que pode ser fruto de diversos motivos, como a alta demanda ou falta de organização de processos.
2- Baixa produtividade e gargalos na produção
O papel da automação no desenvolvimento industrial atual é o de trazer mais eficiência para a sua produção.
Então, se ela não está acompanhando a demanda do mercado ou sofre com atrasos constantes, é hora de ligar o sinal amarelo.
Com o uso de tecnologias de monitoramento e controle, por exemplo, é possível otimizar o desempenho de toda a cadeia produtiva.
3- Custos operacionais crescentes
Diversos custos podem estar ligados a este tópico, como: falta de mão de obra especializada, desperdício de energia e manutenção recorrente.
Esses e diversos outros motivos são sinais de que sua fábrica pode estar operando de forma ineficiente.
Ao implantar uma nova automação e treinar a equipe, você ganha em processos mais otimizados, reduz desperdícios e corta custos desnecessários.
4- Dificuldade em acompanhar a concorrência
Se você não se atualizar, seus concorrentes vão, pode ter certeza.
Quem investe em automação produz mais rápido, com melhor qualidade e a preços mais competitivos.
Ou seja, ficar para trás não é uma boa opção.
5- Falta de dados para tomada de decisão
Não ter uma boa base, com um histórico de dados atualizado, torna a missão de tomar novas decisões uma tarefa muito mais difícil e complicada.
Se a sua fábrica ainda depende de planilhas manuais, papel e anotações para monitorar a produção, há um grande risco das informações estarem imprecisas, desorganizadas e correrem grande risco de serem danificadas por fatores externos.
É extremamente importante integrar seus dados com sistemas inteligentes, para coletar e analisar dados em tempo real, permitindo decisões estratégicas mais assertivas.
Step Solutions: O momento de atualizar sua empresa é agora!
Se sua fábrica apresenta um ou mais desses sinais, é hora de investir em soluções para melhorar a eficiência, reduzir custos e garantir competitividade.
Quer saber mais detalhes e por onde começar? Entre em contato com o nosso time da fale com um especialista!